Avaré: (14) 3732-2649

Botucatu: (14) 3813-7098

Tatuí: (15) 3305-1574

Seg a Sex: 7h30 - 18h00 | Sab: 8h00 - 12h00

5 passos práticos para preparar paredes antes de pintar

massacorrida_bimbon01
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pintar paredes não é uma tarefa tão fácil e rápida quanto se pensa, principalmente quando se busca um resultado duradouro e de qualidade. Não é apenas “colocar a mão na tinta” e sair pintando por aí. Na verdade, a pintura em si é o toque final de todo esse processo.

1 –  Proteger os locais e objetos que não devem ser expostos

É primordial que sejam retirados todos os móveis e objetos grandes do local que será pintado, para que não corram o risco de serem prejudicados durante o processo, e até para que não atrapalhe no deslocamento de quem for pintar.

Caso não tenha como retirá-los, deve-se ao menos deslocá-los para um lugar que não atrapalhe muito, e protegê-los com capas. Abusar do jornal pelo chão e de fitas nos rodapés também é essencial, para não sujar o ambiente mais do que o necessário.

2 – Limpar as paredes

A parede deve ser limpa, com uma vassoura ou um pano, para retirar o excesso de pó.

Veja também: Dicas e truques para pintores de parede

3 – Reparar imperfeições (paredes descascando, buracos, rachaduras, mofo)

Se a parede estiver descascando, utilize uma espátula e remova toda parte solta.

No caso dos buracos e rachaduras, a boa e velha massa corrida resolve, aplicando-a nos locais que achar necessário.

Já no caso do mofo, é recomendada a aplicação de água sanitária (cloro) nas paredes afetadas, deixando que o produto aja por cerca de 1 hora, limpando-o após o período estimado.

Na utilização de massa corrida ou de água sanitária, deixe as paredes secarem por completo antes de realizar os passos seguintes.

4 – Lixar e limpar (novamente)

Após realizar os passos acima, deve-se lixar todas as paredes, a fim de deixá-las no mesmo nível, e após isso, limpar as paredes novamente, com um pano úmido e aguardar a secagem.

5 – Aplicar o selador de paredes

O selador é essencial para preparar as paredes antes de receber a tinta. Ele proporciona o preenchimento dos poros das paredes, fazendo com que a aplicação da tinta seja mais fácil, e não haja desperdício do produto, já que a parede não irá “sugar” mais tinta do que deve.

Deve-se deixar secar, de acordo com o tempo estimado nas instruções do produto, para então poder finalizar a preparação e pintar.

Paredes prontas para a etapa final: a pintura

Após seguir essas dicas para preparar as paredes, elas estarão prontas para receber a pintura. É importante seguir as instruções da fabricante da tinta escolhida, como a informação sobre a diluição da tinta, o tempo de espera entre uma demão e outra, para que o resultado seja um sucesso.

Lembrando que, se a sua parede for recém-construída, deve-se aguardar um período estimado de, aproximadamente, 28 dias, para que ela seque por completo e possa ser pintada. Boa pintura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram