Avaré: (14) 3732-2649

Botucatu: (14) 3813-7098

Tatuí: (15) 3305-1574

Seg a Sex: 7h30 - 18h00 | Sab: 8h00 - 12h00

Tudo o que você precisa saber sobre tintas para pintar a sua casa

qual-tinta-usar-para-pintar-a-casa.-tipos-de-tinta.-pintura-residencial.-1
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Escolher a tinta para pintar a sua casa pode gerar dúvidas. Diante de tantas opções no mercado, como saber qual a mais indicada para a sua tarefa? Conversamos com especialistas para mostrar tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha.

1 Atenção ao tipo de superfície

O mais importante é certificar-se sobre qual o tipo de superfície e o estado de conservação dela para definir a tinta que será usada. “Na cozinha, por exemplo, devemos escolher uma tinta mais resistente e de fácil lavagem”, conta a arquiteta Fernanda Angelo do Estúdio Cipó. Já a área externa deve receber aquelas específicas como a versão com textura, a cal e a emborrachada para garantir o melhor resultado no projeto.

2 A cor faz diferença

É preciso prestar atenção também nas cores escolhidas, já que essas influenciam os acabamentos. Ao optar por uma tinta de tom mais forte como o vermelho, por exemplo, não é aconselhado um acabamento brilhante pois, além de aparecer os defeitos da superfície, a cor forte sobressai no ambiente e traz um ar artificial.

3 Quantidade de produto utilizado

Além disso, é necessário levar em consideração a quantidade de demãos do produto. “Quanto mais saturado o pigmento, mais difícil de recobrir a cor e, quanto mais densa a tinta, mais aderente”, diz o arquiteto Gustavo Calazans. Também é válido pensar na funcionalidade do acabamento, da cor e da tinta, segundo o especialista.

Tinta acrílica
A tinta acrílica é feita à base de água e tem secagem rápida. Sua utilização é ideal para paredes de alvenaria em ambientes internos e externos e também materiais mais porosos. Com as opções existentes, é possível finalizar a pintura e voltar para a casa no mesmo dia. É também uma das melhores opções para fachadas.

Por ser de fácil lavagem e impermeável, a maior preocupação com a acrílica está relacionada com a hora da aplicação. “Sempre indico verificar se as paredes estão devidamente impermeabilizadas para não correr o risco criar bolhas durante a secagem da tinta”, conta Fernanda.

A vantagem de ser impermeabilizante é a limpeza, perfeita para ambientes comerciais e casas com crianças ou com grande fluxo de pessoas. Para lavar a tinta acrílica é muito fácil: basta usar um pano úmido ou uma esponja.

Tinta esmalte
A tinta esmalte é feita com base de óleo. Ela é ideal para uso em madeira, portas, rodapés e em metais como corrimão, mobiliários, pés de mesa, etc… Tradicionalmente, é uma tinta mais resistente, com mais aderência e com secagem demorada.

Tinta látex
A tinta látex não é indicada para ambientes externos. Com acabamento fosco, tem uma secagem rápida pois é a base de água, apresenta pouco odor e é resistente ao mofo.

………

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram